Afinal, quais são as armações para alta miopia mais indicadas?
Essa dúvida costuma ser frequente, haja vista que graus elevados demandam lentes de maior espessura, e isso pode comprometer a estética dos óculos.
Por isso que é tão importante saber como escolher armações para alta graduação. De fato, os usuários de óculos desejam também se sentir bem ao utilizá-los. Ademais, escolher a armação certa pode propiciar mais conforto ao usuário.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, indicamos como devem ser as melhores armações de óculos para alta miopia. Se você sofre com esse problema, não deixe de ler esse artigo antes de comprar sua armação!
Mas, afinal, por que tantas pessoas que sofrem com miopia acima de 6 graus têm dificuldades em escolher uma armação apropriada?
Muito disso se deve ao desconhecimento das características das lentes que servem para corrigir esse problema.
De fato, essas lentes costumam ser mais grossas nas bordas e menos espessas no centro, pois a maior espessura das laterais corresponde a graus mais elevados das lentes.
Para que você possa entender melhor como pode ser escolhida uma armação para miopia alta com base nas características das lentes corretivas, indicamos a seguir alguns critérios que devem ser observados.
Essa é a distância entre o nariz e a pupila, a qual é medida em milímetros e serve para que a ótica faça os óculos de acordo com o posicionamento central do olho dos pacientes nas lentes.
Isso por que é na parte central das lentes que fica localizado o grau, servindo a medida DNP para estabelecer o local exato onde deve ficar o centro óptico da lente ao ser encaixada na armação.
A distância pupilar é a medida em milímetros de uma pupila a outra. Ela é fundamental na escolha das armações para alta miopia.
Somente para exemplificar, quanto menor é a distância pupilar e maior é o aro da armação, mas as bordas das lentes ficarão expostas.
A escolha das armações para alta graduação deve levar em conta também o tamanho do aro, pois é nessa parte da peça que são encaixadas as lentes.
No caso específico das lentes corretivas de maior grau, o ideal é que os aros sejam menores.
A razão para isso é bem simples de explicar. Já dissemos que as lentes devem ser feitas de maneira a propiciar o posicionamento central dos olhos, considerando o encaixe dessas mesmas lentes na armação.
Ao se ter armações com aros menores, a tendência é que o corte dos blocos das lentes fique mais próximo do local onde se encontra o centro, sendo essa a região mais fina das lentes. A tendência é que os óculos também fiquem mais finos, evitando o aspecto de “fundo de garrafa”.
Por isso, fique atento ao tamanho de armação ideal para seu grau! O recomendado é que armações para alta miopia não tenham medidas superiores a 54 mm.
Tenha cuidado! Armações grandes demais demandam um corte maior no bloco da lente, o que resulta em lentes bem mais espessas.
É importante também que essas armações tenham aros fechados, de maneira a disfarçar as bordas espessas das lentes.
Lembre-se que as lentes corretivas para pessoas com mais de 6 graus de miopia costumam ter bordas mais grossas do que as convencionais!
Da mesma forma, é preciso que você esteja atento à espessura das bordas da armação. Estas devem ser grossas o suficiente para suportar as lentes, ajudando a escondê-las.
No caso da armação para alta miopia, o ideal é que se escolha aquelas fabricadas em acetato, haja vista que elas se ajustam mais facilmente ao rosto, além de serem muito resistentes.
Quanto à forma, é recomendado que as armações para quem tem mais de 6 graus de miopia tenham formas mais arredondadas.
Isso porque o corte das lentes para esse formato de armação tende a ficar mais próximo do centro da lente, o qual é o ponto onde devem ficar os olhos.
Assim, podemos concluir que levar os pontos que indicamos nesse artigo em consideração pode evitar que você pague por uma armação desconfortável, o que acaba se tornando um prejuízo.
Ademais, é preciso atentar para a estética das armações para alta miopia. Como vimos nesse artigo, as lentes corretivas mais grossas exigem armações menores e com aros arredondados de maneira a evitar o efeito “fundo de garrafa”.
Você tem um grau elevado de miopia e pretende comprar seus óculos? O que achou das nossas indicações? Comente!